(81) 3423-1300

 finnec@assessor-pe.com.br

 finnec

 @finnec_

Releases

Salvador será sede da primeira edição da Feira da Construção Norte/Nordeste


Com estimativa de movimentar R$ 150 milhões o evento gratuito acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador, de 23 a 25 de outubro, e tem parceria da FIEB.

https://www.trbn.com.br/materia/I20539/salvadorsera-sede-da-primeiraedicao-da-feira-daconstrucao-nortenordeste


Primeira edição da FINNEC deixa saldo positivo na economia


Primeira edição da FINNEC deixa saldo positivo na economia do estado da Bahia
R$ 150 mi em negócios
10 mil visitantes como construtores, empresários, profissionais, lojistas, atacadistas, representantes e estudantes do setor.
O evento reuniu cerca de 100 expositores dos diversos setores da construção, além de professores e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, que participaram de palestras, seminários e rodadas de inovação.
Leia Mais
http://www.finnec.com.br/noticias.php


Discussões sobre inovação tecnológica e produtividade marcam segundo dia da FINNEC
Uso de drones e o Escritório BIM foram alguns dos destaques do evento gratuito que acontece até esta sexta (25)


O ambiente de inovação na construção civil tomou conta da capital baiana durante o segundo dia da Feira da Construção Norte/Nordeste (FINNEC) que acontece até esta sexta (25), na Arena Fonte Nova. O evento tem atraído toda a cadeia da indústria da construção, com a presença de engenheiros, arquitetos, estudantes e profissionais do setor para conhecer os mais de 100 expositores presentes e participar das palestras e seminários realizados por professores e representantes do setor.

A área dedicada ao Building Information Modeling (BIM) tem sido bastante frequentada, principalmente por estudantes que buscam entender o novo conceito que reúne tecnologias, processos e políticas de forma colaborativa em um espaço virtual. Queria me atualizar e desenvolver os projetos de maneira mais assertiva. Percebi aqui que os empresários têm a preocupação de disponibilizar os softwares para os estudantes de forma gratuita para a gente conhecer e fazer melhor uso dessas ferramentas”, afirmou Bismarck Bahia, 8° semestre de Arquitetura do Centro Universitário Unijorge.

A produtividade, aplicação de tecnologia e a indústria 4.0 foram temas que nortearam a segunda noite da FINNEC. Durante o Fórum de Inovação, as engenheiras civis e pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rafaela Rey e Roseneia Melo apresentaram o Sistema informatizado para inspeção de segurança apoiado por veículo aéreo não tripulado (VANT), o projeto foi ganhador do prêmio ADEMI de Inovação Acadêmica.

Os conhecidos drones estão sendo utilizados em obras para verificar as condições de segurança, dentre outros. “Estamos desenvolvendo uma plataforma online e já implementamos o protótipo desse sistema em duas obras. Hoje mostramos alguns resultados e é muito importante esse espaço e reconhecimento aqui dentro da FINNEC, estamos despertando as empresas para o cuidado e segurança dos trabalhadores”, celebrou Roseneia.

Nessa teia de avanços tecnológicos, o engenheiro e professor do Senai Cimatec, Moíses Ferreira destacou as tendências futurísticas em nível global e o despertar da nova geração de profissionais para a automatização no campo de trabalho. “A FINNEC tem como seu tema principal a Indústria 4.0 e uma das vertentes é a modularização da construção, ou seja, a industrialização dos processos. Apresentei na palestra sobre sistemas construtivos para fachadas. Por exemplo, as fachadas vivas que garantem um desempenho térmico para edificação bastante interessante. Temos também as fachadas responsivas que vão desempenhar sistemas automatizados para atender uma resposta do ambiente”, disse ele.

ÚLTIMO DIA – Entre os destaques do último dia da FINNEC, nesta sexta (25), estão temas como BIM e IoT, ministrados pelos finalistas da segunda edição do Prêmio de Inovação Acadêmica da ADEMI, no espaço Fórum de Inovação. Já na Arena Cimatec, os palestrantes Carlos Bomfim, Adriano Macedo Silva e Bruno Leão abordam assuntos relacionados ao futuro das profissões na construção civil, segurança e saúde no trabalho e programação para estimativa de custo. Os participantes podem conferir, ainda, palestras técnicas realizadas no Auditório FINNEC e no Escritório BIM. Toda a programação acontece gratuitamente a partir das 15h.


Primeiro dia da Feira da Construção Norte/Nordeste lota Arena Fonte Nova
Sucesso de público, evento atraiu empresários, profissionais e da construção civil


O lançamento da primeira edição da Feira da Construção Norte/Nordeste (FINNEC) atraiu uma multidão para a Arena Fonte Nova, durante a abertura do evento que aconteceu nesta quarta (23). Empresários e profissionais da área da construção civil visitaram os mais de 100 expositores que apresentaram as novidades e tendências do setor. Com a presença de autoridades locais e dos organizadores da feira, a abertura do evento foi marcada pelo entusiasmo para o aquecimento da economia regional.

“A Feira é uma oportunidade para conhecer tendências de mercado, produtos novos, soluções tecnológicas e inovadoras e fechar negócios. É um estímulo ao setor que ajuda a movimentar a economia do estado. A primeira FINNEC na Bahia superou todas as expectativas iniciais. Esperamos contar com o apoio da rede organizadora para realizar outras edições aqui”, declarou o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), João Baptista.

A Bahia foi escolhida para sediar a FINNEC, por ocupar o posto de 7ª maior economia do Brasil e responsável por 36% do PIB do Nordeste, além de estar em primeiro lugar na geração de empregos do Nordeste. Após nove anos sem receber nenhum evento desse porte, o expositor Giancarlo Smith, representante da empresa Fóton Energia Solar fala sobre a oportunidade de alavancar a venda de kits de energia solar fotovoltaica. “O mercado está crescendo, movimentando a economia, gerando toda uma cadeia de valor. E aliado a isso você tem a sustentabilidade, economia para empresários e para famílias e geração de emprego, que está causando um bem social enorme. Temos aqui kits acessíveis para quem deseja consumir energia limpa e econômica”, afirmou o empresário.

A FINNEC, que tem entrada gratuita e acontece até a próxima sexta (25), conta também com uma programação de seminários, palestras e fórum de inovação. Os visitantes poderão acessar o espaço do Building Information Modeling (BIM), modelo virtual que apresenta informações sobre o ciclo de vida de um empreendimento, possibilitando uma visualização tridimensional do projeto. 

A abertura do evento contou com a participação do Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, do Presidente do CREA-BA, Luis Edmundo Campos, do Presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha, da Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos e do Presidente do Sinduscon-BA, Carlos Passos.


Desempenho econômico do Estado da Bahia no cenário nacional justifica a realização da FINNEC em Salvador


O Portal Vibes apresenta números relevantes sobre a economia da Bahia e comenta a importância da FINNEC para o estado e a região Nordeste.

Leia no Vibes: Clique aqui


A Bahia foi escolhida para sediar a FINNEC porque é importante polo na geração de riquezas e empregos no Brasil


Em matéria publicada no portal Cartaz da Cidade, o presidente da FIEB, Ricardo Alban e os organizadores do evento explicam porque a Bahia foi escolhida para sediar o evento.

Leia no Cartaz da Cidade: Clique Aqui


Portal Farol da Bahia destaca realização da FINNEC em Salvador


Artigo na seção Economia destaca a importância da FINNEC para a Região Nordeste e o envolvimento da comunidade local da construção no evento.

Leia no Farol da Bahia: Clique Aqui


Construção civil impulsiona os investimentos e faz o PIB crescer.


Após dois trimestres consecutivos registrando queda, a construção civil voltou a crescer. De acordo com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta quinta-feira (29/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor apresentou alta de 1,9% de abril a junho em relação ao trimestre anterior.
Crédito: AGÊNCIA CBIC

Leia mais


Caixa reduz juros e aumenta cotas de financiamentos imobiliários


A Caixa Econômica Federal reduziu os juros nos financiamentos imobiliários, com entrada em vigor a partir desta segunda feira (10). A taxa para empréstimos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) caiu de 8,75% para 8,5% e a do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) passou de 11% para 9,75%. O anúncio foi feito em reunião na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta quinta-feira (7).
Foi tratado ainda o andamento da retomada de obras paradas. O vice-presidente da área de Habitação de Interesse Social, Carlos Henrique Oliveira Passos, sugeriu que seja feita uma reunião conjunta entre Caixa, o MDR, e a CBIC, para avaliarem a situação em conjunto, devido a demora para destravar a retomada dos empreendimentos paralisados. 

Leia mais: 
https://cbic.org.br/caixa-reduz-juros-e-aumenta-cotas-de-financiamentos-imobiliarios/


Governo federal explica mudanças no Minha Casa, Minha Vida em audiência.


O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, apresentou nesta terça-feira (4) as novidades planejadas para o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), durante audiência na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. Ele anunciou que o programa será dividido em dois, com critérios e subdivisões de acordo com a renda familiar. Algumas das principais novidades previstas são serviços de moradia social e locação social financiada.

Leia mais: https://cbic.org.br/governo-federal-explica-mudancas-no-minha-casa-minha-vida-em-audiencia/


Estudantes apresentam soluções inovadoras para representantes da construção civil na Bahia.


Os 10 melhores trabalhos do Prêmio Inovação Acadêmica, realizado pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), foram apresentados em evento para seus associados. O evento reuniu estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes universidades do estado, que apresentaram iniciativas e estudos de caso sobre sustentabilidade, tecnologia, economia no uso de material, entre outros.

Leia mais: https://cbic.org.br/estudantes-apresentam-solucoes-inovadoras-para-representantes-da-construcao-civil-na-bahia/


Visita de Inspeção na Arena Fonte Nova


A Organização da FINNEC 2109 faz visita à Arena, para supervisionar as instalações e condições e verificar o potencial de merchandising. Reunião com departamentos de Eventos, Engenharia e Marketing, para detalhamento, foi extremamente proveitosa.


Deputados federais confirmam presença nos painéis gerais do ENIC 2019


Os representantes da Câmara dos Deputados Federal participarão de debate no dia 16 de maio, das 15h às 17h30, que tratará do tema “Pauta positiva do Congresso Nacional para a Construção Civil”.

O 91º Enic será realizado de 15 a 17 de maio, no Windsor Expo Convention Center, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e reunirá importantes atores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da indústria da construção de todo o país, alavanca do desenvolvimento econômico e social no Brasil.

Leia mais:
https://cbic.org.br/en_US/politicos-confirmam-presencas-para-encontro-nacional-da-construcao/


Resolução estabelece que serviços de Engenharia não são serviços comuns


Resolução no 1.116 do Confea, publicada no Diário Oficial da União no dia 3 de maio, estabelece que as obras e serviços de engenharia são serviços técnicos especializados. A resolução vem atender a uma solicitação feita há anos pelo setor da construção civil.

Leia mais:
https://cbic.org.br/en_US/resolucao-estabelece-que-servicos-de-engenharia-nao-sao-servicos-comuns/


Setor da construção, governo e judiciário reforçam importância de retomar obras paradas


Com base na Pesquisa Nacional sobre Obras Paralisadas do PAC, apresentada nesta quarta-feira (10/04), em Brasília, a um seleto grupo de representantes do setor da construção e de infraestrutura, reunidos no Seminário Paralisação e Retomada de Obras de Infraestrutura no Brasil, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, defendeu a retomada das 4,7 mil obras paralisadas  do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que equivalem a R$ 135 bilhões de investimentos, para ajudar o País a entrar nos eixos e ser uma grande alanca para um novo estágio de crescimento.

Leia mais: https://ademi-ba.com.br/Site/Noticia/setor-da-construcao-governo-e-judiciario-reforcam-importancia-de-retomar-obras-paradas


Banco Central mantém estimativa de crescimento de 0,6% do setor


O Banco Central do Brasil reduziu a projeção de crescimento econômica do País deste ano de 2,4% para 2%. A revisão consta no Relatório de Inflação trimestral divulgado pela instituição nesta quinta-feira (28/03).  A estimativa de crescimento de 0,6% para a Indústria da Construção está mantida, conforme previsão anunciada pelo BC em dezembro de 2018.

Leia mais: https://cbic.org.br/banco-central-mantem-estimativa-de-crescimento-de-06-do-setor/




© 2019 | Todos os direitos reservados [GERENCIAL]

Adaltech